terça-feira, 26 de outubro de 2010

America's Next Top Model!


Hoje estava assistindo ao programa America’s Next Top Model. Durante a exibição, Tyra Banks recebe um modelo usando uma sunga e falando português. Português? Que estranho. Logo imaginei: Nossa, as finalistas do concurso vão para Portugal! Mas que nada! Elas viriam é para o Brasil! Foi aí que para completar o meu constrangimento, os jurados pegaram maracas para comemorar! Maracas? Elas não são tipicamente mexicanas? 
Infelizmente falta muita cultura no mundo. No Brasil até entendemos que a maioria da população não entenda de geografia ou de outras culturas. Afinal, a educação aqui no Brasil brasileiro sempre foi sucateada. Mas no país mais rico e poderoso do mundo, em um programa de tv, é estranho que não tenham feito nem uma pequena pesquisa sobre nosso país... Ou contratado um modelo que falasse o NOSSO português.
Mas não é nada demais. Ultimamente o Brasil participa até dos filmes catástrofe (2012), o que certamente coloca nosso humilde país na cultura de massa popular.
De qualquer forma, a gente faz muito isso aqui também, não é? Como se todo português fosse estúpido e dono de padaria. Como se todos os italianos fossem mafiosos e donos de casa de massas. Como se os japoneses tivessem pau pequeno e fossem feras em informática... Está na hora de revermos os clichês. Por que a gente na verdade só vê que são totalmente falsos quando são com a gente...

Nenhum comentário: