quinta-feira, 7 de outubro de 2010

... Por que Vale Tudo foi a melhor novela brasileira de todos os tempos!

A reprise da novela Vale Tudo no canal por assinatura Viva (de segunda a sexta às 1:45 e 12:00 hs) foi tão festejada que me fez querer homenagear essa novela que fez parte da minha infância e marcou tanto as pessoas que até hoje é referência. Vamos aos motivos que fizeram dessa novela um marco:
  • As bebedeiras de Heleninha Roitman (Renata Sorrah) são clássicos no You Tube. A cena em que ela pede um mambo em uma boate da moda (na época) são maravilhosas. Apesar de personagens alcoólatras fazerem parte de várias novelas, nenhuma ficou marcada como Heleninha.
  • Maria de Fátima (Glória Pires)! Uma das melhores vilãs de todos os tempos. A única motivação que ela tinha era se dar bem... Não fazia vilanias por um amor, ou para conquistar alguém. Seu negócio é o status que o dinheiro pode dar. Foi capaz de vender a casa da mãe para poder se mudar para o Rio de Janeiro.
  • Ivan (Antonio Fagundes). Nem o suposto herói da novela era assim tão bonzinho. Casou com Heleninha por interesse e também queria se dar bem, mesmo sem usar certos meios que outros personagens usavam.
  • Raquel (Regina Duarte). Mulher de fibra que venceu na vida sendo honesta e justa.
  • O casal de lésbicas chics Cecília e Laís. Um dos primeiros casais gays “normais” em uma novela. Infelizmente, quando o público percebeu do que se tratava, mataram a Cecília em um acidente de carro.
  • Lilia Cabral fazendo Alaíde, um dos primeiros papéis de destaque dessa fabulosa atriz.
  • A abertura da novela ao som de “Brasil”, do Cazuza cantada na voz de Gal Costa enquanto fotos do país invadiam a tela.
  • A trilha sonora que casava perfeitamente com os personagens, como: “Pense e Dance” do Barão Vermelho para ilustrar as safadezas de Maria de Fátima e “Isso Aqui O Que É” na voz de Caetano Veloso como trilha da sofredora Raquel.
  • Cenas antológicas: Maria de Fátima rolando as escadas do Teatro Municipal para abortar o bebê que esperava; Raquel rasgando o vestido de noiva da filha; Solange (Lídia Brondi) estapeando Maria... E por aí vai...
  • Odete Roitman (Beatriz Segal): simplesmente a maior vilã de que já se teve noticia na ficção desse país. Capaz de envenenar maionese para destruir sua inimiga Raquel. Tão poderosa que parou o país inteiro que tentava acertar a famosa pergunta: “Quem matou Odete Roitman?”
  • A novela é um clássico e se eu fosse ficar aqui escrevendo sobre suas qualidades, ficaria por muito tempo...
 Foi exibida de 16 de maio de 1988 a 6 de janeiro de 1989, no horário das 20h da tv Globo. Foi escrita por Gilberto Braga, Aguinaldo Silva e Leonor Basseres e dirigida por Denis Carvalho e Ricardo Waddington, com direção geral do primeiro. Contou com 204 capítulos.
_________________________________________________________

Nenhum comentário: